segunda-feira, 18 de maio de 2009

ENTRE COMPADRES: Ex-secretário aluga imóveis para a prefeitura

ALBERI É PRESIDENTE DO PPS E FOI UM DOS FINANCIADOS DA CAMPANHA DE ROVER À PREFEITURA


Na semana passada veio à tona um caso que é tratado como “escândalo” pelos opositores do prefeito Zé Rover (PP), que teria determinado o aluguel de imóveis pertencentes ao empresário Alberi Rodrigues, ex-secretário municipal de Indústria e Comércio.

Os imóveis, localizados aos fundos da gráfica Leonora, propriedade de Alberi, irão abrigar as pastas de Bem-Estar Social, Educação e Trânsito (esta última já está funcionando no novo endereço há dez dias). Anteriormente, o prédio servia como almoxarifado e depósito da indústria gráfica.

O que a oposição questiona é o fato de Alberi ter sido um dos financiadores da campanha de Rover à prefeitura, além de ser presidente do PPS, partido que faz base da sustentação do Executivo, tendo indicado vários comissionados para a estrutura administrativa – inclusive a namorada do empresário em questão.

Até dois meses atrás, Alberi era secretário municipal e pediu exoneração do cargo sob a alegação de que precisava cuidar de negócios privados. Mas, apesar de se desligar oficialmente da administração, ele continuou exercendo influência junto ao prefeito. Tanto que a reunião do secretariado para avaliar os primeiros 100 dias de governo foi realizada nas dependências da Leonora.

O presidente da Câmara, Carmozino Taxista (PSDC), está articulando com outros vereadores a elaboração de um requerimento, que deverá ser apresentado nas próximas semanas, pedindo a relação de todos os imóveis alugados pela prefeitura. No caso específico de Alberi, o vereador acredita que seja “uma troca de favores”, considerando que “ele ajudou na campanha do prefeito”.

Há alguns dias foi criada por um grupo de empresários a ONG (organização não-governamental) Observatório Social de Vilhena. A entidade nasceu dentro da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Vilhena) da qual Alberi é benemérito e fora, inclusive, seu presidente por dois mandatos. A entidade promete analisar e – se for o caso – denunciar casos como esta relação público-privada considerada, no mínimo, antiética.

- NA MIRA DOS VEREADORES: Liderados pelo presidente da Câmara, Carmozino Taxista (PSDC), um grupo de parlamentares vão apresentar nestq terça-feira, 18, um requerimento pedindo cópia do processo administrativo referente à locação do imóvel de propriedade do empresário Alberi Rodrigues, que foi o principal financiador da campanha de Zé Rover à prefeitura.

EM TEMPO: Carmozino deveria fazer o mesmo em relação ao festival de diárias pagas pela Câmara. Que tal tornar o gastos transparentes, como ele exige que sejam as contas da Prefeitura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário