domingo, 10 de maio de 2009

IMPACTOS DA SOJA NO CONE SUL


A ONG Repórter Brasil divulga um relatório sobre o impactos da soja e da mamona no país, no qual consta a situação de Rondônia e, notadamente, da região do Cone Sul do estado.

Confira o relatório na íntegra através do seguinte link:

http://www.reporterbrasil.org.br/documentos/o_brasil_dos_agrocombustiveis_v4.pdf

Mas a soja não é o único vilão da questão ambiental apontado pela ONG. Os outros são o GADO e a CANA-DE-AÇÚCAR. Conforme especialistas entrevistados para a produção do relatório sobre os impactos da soja e da mamona no país, a soja tem ocupado áreas anteriormente utilizadas para a pecuária. Com isso, o gado tem migrado para outras regiões de Rondônia, onde colabora decisivamente com o avanço da destruição da floresta.

Agrotóxicos
Outro importante impacto destacado no relatório diz respeito aos agrotóxicos utilizados no cultivo da soja. Em Corumbiara, tal prática é um dos principais temores dos agricultores do assentamento Vanessa. O veneno é lançado por avião em áreas que fazem divisa com o assentamento, causando riscos para a saúde dos assentados, para o meio ambiente e mesmo para a produção de alimentos.

Cana-de-açúcar
Para completar o quadro, uma usina de cana deve se instalar em breve em Cerejeiras, em área próxima à Corumbiara. E, assim como no caso da soja, o grupo proprietário da usina pretende arrendar terras para produzir cana, favorecendo a concentração fundiária na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário