sexta-feira, 1 de maio de 2009

PRAGAS ATACAM URUCUM


A revista Século, publicada em Vilhena nesta semana, traz na capa a chamada RIQUEZA POR UM FIO. A reportagem da jornalista Maria Gabriela mostra que três pragas e doenças (oídio, cochonilha e broca do caule) têm atacado as lavouras de urucum em Corumbiara, cidade do Cone Sul de Rondônia. Segundo a publicação, 60% das lavouras foram atingidas pela praga e 30% da safra deste ano estão comprometidos.

Conhecido como o rubi de Corumbiara, por conta da sua importância econômica e social para o Município, o urucum pode desaparecer da região se os produtores não conseguirem combater as pragas. A previsão de que a safra de urucum injetaria R$ 4,5 milhões na economia de Corumbiara está comprometida. Segundo apurou a revista Século, a cifra deverá ter uma queda de mais de R$ 1 milhão. O que é uma fortuna, considerando o porte do município e o fato de a maioria da população viver da agricultura familiar.

2 comentários:

  1. Oi Julio Olivar
    Muito interessante a chamada e o comentário a respeito do urucum. Lembro-me de Paranacity, no noroeste do Paraná. Ali existe um "mar de urucum". Os índios do Xingu ainda usam nas suas pinturas de guerra e também nos tempos de paz. Espero que Corumbiara se recupere. Tem notícias da exportação de bucha vegetal para a Europa, com o apoio do Sebrae?

    ResponderExcluir
  2. Prezado publicamos sua materia em nosso Portal www.redeambiental.org.br

    ResponderExcluir