terça-feira, 5 de maio de 2009

VEC - PREFEITO E DEPUTADO PEDEM ESMOLAS PARA PAGAR SALÁRIOS DE JOGADORES


O VEC (time oficial de Vilhena) anda com uma urucubaca de dar medo! Apesar de liderar soberano e invicto no Campeonato Estadual, os jogadores não conseguem receber seus salários, atrasados há 3 meses.

Já foram várias as ameaças feitas pelos atletas de abandonarem o campeonato. E não é pra menos. Os jogadores têm família e se sustentam deste trabalho.

O que se pergunta é: até que ponto é DEVER da prefeitura arcar com as despesas do time?

Todo mundo critica esta relação oficialesca, mas ninguém tem coragem para peitar, pois há o risco de ficar impopular aquele político que ousar propor a profissionalização do time no que tange não apenas ao seu elenco, mas também à sua manutenção.

O prefeito de Vilhena enrola o time temendo ter a popularidade despencada. E acabou assumindo para si a responsabilidade – que não é dele – de pagar os salários dos jogadores.

E os atletas vão sendo empurrados coma barriga e, heroicamente, continuam neste campeonato por amor à camisa.

Uma hora, o prefeito diz que vai resolver o problema às custas da prefeitura. Dali a pouco é orientado por advogados de que não fazer muita coisa sem a anuência do Legislativo. Aí encaminha projeto à Câmara de Vereadores que autoriza – em sessão extraordinária (paga, à parte, pelos trouxas, digo contribuintes) – que autoriza crédito de R$ 80 mil para acertar os tais salários.

Três dias depois da sessão extraordinária (hoje, portanto) o Ministério Público decide embargar o repasse para o VEC por considerar que a Municipalidade não pode firmar convênio desta natureza (os porquês explicamos depois).

O fato é que tão logo recebeu a notícia de que o MP impediu o repasse, prefeito e um deputado estadual (não vou ficar citando nome deste povo, não) saíram às ruas, andando de comércio em comércio para pedir dinheiro para pagar os salários dos jogadores.

É esdrúxulo e deprimente! Parecem dirigentes de grêmios estudantis, com o perdão dos líderes escolares.

Em tese, o time, ao participar de campeonatos importantes, ajuda a elevar o nome de Vilhena – ou, como se costumam dizer, “é bom para o marketing” do município. É fato! Indo por esta linha, então pedir esmola em nome do time que representa Vilhena desfavorece a imagem do município.

E aqui pra nós: em plena terça-feira braba o que o prefeito e o deputadinho estavam fazendo antes da decisão do MP, anunciada hoje? Não tinham agenda, não?

E outra questão: num momento de crise econômica, lá vão os comerciantes terem que mexer no bolso. Como se não bastasse terem que ajudar a custear os picaretas na Câmara de Vereadores e toda a imperícia (termo que uso para ser ameno) da classe política mandonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário